top of page
Eye Test_edited.jpg

Check-ups

   De acordo com pesquisa da SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma), 41% dos brasileiros adultos desconheciam a doença glaucoma e, entre os mais jovens, 20% relataram nunca ter feito consulta com oftalmologista.

       Não permita que essa estatística aumente. Faça a sua prevenção de doenças oculares, visitando regularmente o oftalmologista e divulgue informação para amigos e familiares!

Lineu-33.jpg

A importância das consultas de rotina

     Os cuidados com os olhos devem começar cedo, desde primeiros anos da infância,  já que esse é o período em a maior parte da visão é desenvolvida.

     As consultas de rotina são muito importantes, principalmente se você tiver histórico familiar de doenças oculares.        Quanto mais cedo o paciente consultar o oftalmologista, mais cedo poderá ser avaliada a necessidade ou não de óculos, além de identificar possíveis doenças, como catarata, glaucoma, ceratocone, degeneração macular, e até tumor.

     Fazer visitas ao médico oftalmologista, desde jovem, permite um tratamento continuado, impedindo que doenças se agravem futuramente e deixem sequelas.

     Durante a consulta, são feitos vários exames de rotina, de modo preventivo e diagnóstico. Realiza-se acuidade visual, refração, biomicroscopia, tonometria, gonioscopia e exame de fundo de olho. Alguns exames são específicos para avaliação de glaucoma. 

     A hipótese de perda da visão é algo inadimissível,  ainda mais quando a sua causa poderia ter sido prevenida. Muitas pessoas desconhecem o glaucoma e procuram o especialista apenas quando apresentam algum sintoma ocular ou dificuldade para enxergar.

     Assim, mesmo que você não tenha queixas oculares, a consulta de rotina anual deve fazer parte do seu calendário de check-up, pois essa é a única forma de proteger seus olhos e prevenir a cegueira por glaucoma.

bottom of page